terça-feira, 24 de agosto de 2010

As Três Tentações de Jesus - Parte 2


A SEGUNDA TENTAÇÃO É A DE TONAR ABSOLUTO O DESEJO DA ALMA

Vs. 6 - E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.

Em outras palavras, o diabo estava dizendo a Jesus:

"– Tu queres ser conhecido e notado? Pula do pináculo do templo na hora em que houver o maior número de pessoas no átrio. Assim, todos O verão, especialmente se uma legião de anjos se formar numa espécie de 'pára-quedas' celestial, de modo que Tu desças de maneira triunfal."

Há nessa afirmação um estímulo muito sutil a área de satisfação da auto-estima, de auto-aceitação da própria personalidade.

Mas há também a tentativa de manipulação do poder da promessa de Deus. A promessa que o diabo tenta manipular é a encontrada no Salmo 91:11-12:

Vs. 11) - Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Vs. 12) - Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

É essa a promessa divina a que o diabo recorre, tentando seduzir a Jesus:

O diabo conhece a Bíblia e a usa nas suas tentações. É preciso muito cuidado com essas armadilhas, o diabo é conhecedor da Palavra de Deus, e a distorce para tentar nos fazer pecar.

O diabo também tenta distorcer o ideal de serviço a Deus e à humanidade. Jesus quer servir a humanidade, quer alcançar o ser humano, sendo-lhe o seu Salvador, mesmo que seja nos confins da terra.

Com tal proposta, o diabo estava querendo dizer-Lhe que não haveria necessidade alguma de Ele - Jesus - cumprir o Seu ministério. Bastava que Ele subisse no pináculo do templo e de lá Se precipitasse, para que todos O vissem, quando os anjos fossem ao Seu encontro nos ares, sustentando-O até o chão. Assim, segundo o diabo, Jesus seria visto, "de cara", como o Filho de Deus. Isso tudo, na mente do diabo, valia muito mais do que três anos de ministério combativo, sincero e perseverante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário